Conversas

A Exposição Conversas (2011) é uma proposição artística construída com a participação de 05 (cinco) projetos – Projeto [paisagem:fronteira], plataforma par(ent)esis (coleção conversas), BASEmóvel, Projeto Mutirão e Conversa como lugar – que realizam suas exposições sob as formas de conversas e/ou publicações.

Conversas é o nome da exposição, o contexto gerado pelo encontro destes projetos e o ponto de partida para a produção de seus espaços expositivos: O Museu da Gravura Cidade de Curitiba (MGCC) e o Jornal. Através da realização de conversas e a partir destas, os propositores ocupam e ativam os dois espaços expositivos com as questões de seus trabalhos e as da exposição.

As salas do MGCC, vazias no ato da abertura da exposição, serão ocupadas à medida que o público e/ou os projetos transformarem estas salas num espaço ativo. A exposição existirá como uma superfície aberta e distributiva, um espaço sujeito à mudanças que não será o mesmo do primeiro ao último dia de exibição, pois será elaborado e transformado neste período.

Cada projeto, desde seu próprio contexto e do gerado pela exposição, poderá configurar o espaço expositivo de modo distinto: criar equipamentos expositivos próprios, dialogar de modo mais intenso com um e não com outro projeto, disponibilizar vídeos, publicações, textos avulsos, etc..

O Jornal será produzido ao longo da exposição enfatizando a ideia da exposição ser não apenas um espaço de apresentação, mas também de produção de trabalhos de arte e de outras exposições.

Conversas é uma proposição de Felipe Prando com a colaboração de Regina Melim, Vitor Cesar, Enrico Rocha, Graziela Kunsch, Tatiana Sulzbacher, Milla Jung, Luiz Fernando Gaio, Carlos Kenji, Daniel Yenchken e outros.

Conversa 1, dia 16/03, 19:00, Abertura:

 

Conversa 2, dia 17/03, 19:00, Regina Melim

 

Conversa 3, dia 02/04, 15:00, Graziela Kunsch / Conversa 4, dia 02/04, 16:30, Regina Melim, Vitor Cesar, Enrico Rocha, Graziela Kunsch, Felipe Prando, Tatiana Sulzbacher / Banca de Publicações / Oficina “Eu sou ele assim como você é ele e eu sou você e nós somos todos juntos”, com Graziela Kunsch

 

Conversa 5, dia 14/04, 19:00, Vitor Cesar e Enrico Rocha

 

Conversa 6, 28/04, 18:30, Tatiana Sulzbacher

 

Conversa 7, dia 12/05, 19:00, Felipe Prando e Daniel Yencken

 

Textos disponibilizados na exposição como dispositivos de mediação:

Conversas – Lista de textos disponíveis

A exposição como trabalho de arte – Jens Hoffmann

Amo os artistas-etc – Ricardo Basbaum

Fluxusemuseu exposições-experiência – Ana Paula Lima

Mirar o vazio- um olhar coletivo acerca da Bienal de São Paulo – Vários

O texto como obra e a curadoria como texto – José Augusto Ribeiro

Outros espaços expositivos – Regina Melim

Re-Shuffle – CCS Bard College

Situações de leitura na arte contemporânea – Maria Ivone dos Santos